O Ponto de Cultura AMAR é uma diferente associação de moradores de dois bairros de Conselheiro Lafaiete, MG, com ações predominantemente culturais e abertas a toda a cidade. Desde a sua fundação, em 29/05/1999, a AMAR mantém uma Biblioteca Comunitária, que tem funcionado como polo de criação, produção, difusão e preservação cultural.
Uma das mais conhecidas iniciativas da AMAR é o seu Projeto Gentileza, implantado em 2007. Aprendizes são capacitados para as técnicas do mosaico ou do grafite e, durante meses, voluntariamente, criam intervenções coletivas em locais públicos, praticando e estimulando a gentileza urbana. Para valorizar e dar mais visibilidade a este patrimônio cultural e atrativo turístico, o conjunto de painéis já produzidos foi batizado pela AMAR de Circuito Projeto Gentileza.
Ainda merece destaque o curso de bordado livre da AMAR, que culminou na criação de um coletivo de bordadeiras. Elas têm retratado o patrimônio histórico cultural de Lafaiete na linguagem naïf, onde as edificações são complementadas com cenas do cotidiano e de festividades locais. A primeira série da coleção foi lançada em 2019, em uma exposição no centro da cidade. Recentemente, o grupo participou de projetos coletivos envolvendo bordadeiras e bordadores de Minas e do Brasil que, em breve, serão mostrados em Brumadinho e outras cidades.
Diversos outros cursos livres são oferecidos pelo Ponto de Cultura, como xadrez, violão, desenho, encadernação artística, mosaico sobre objetos, bonecas de pano, patchwork, ponto cruz, vagonite e macramê. São boas alternativas de expressão, geração de renda e socialização. Ainda são realizadas ações de incentivo à leitura, atividades infanto-juvenis, festividades, mostras e outros eventos artístico-culturais. A atuação da AMAR lhe rendeu o reconhecimento do antigo Ministério da Cultura, que lhe concedeu, além do título de Ponto de Cultura (2011), o Prêmio Culturas Populares (2019).
Para registrar esta rica história envolvendo arte, cultura, educação e cidadania, a associação publicou, em 2016, o livro “Compartilhando o saber no Ponto de Cultura AMAR”. Uma continuação da obra já está sendo preparada, com recursos da Lei Aldir Blanc de emergência cultural. A AMAR também está produzindo um site e uma série de produtos da economia criativa e solidária. Em breve, serão lançados livrinhos, catálogos, cartilhas e cadernos, ilustrados com bordados, mosaicos e grafites. A renda será usada no pagamento do aluguel da sede do Ponto de Cultura.
Rua Luiz Ladislau , 217 - - - Albinópolis - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP: 36.404-002 - Região: Central
(31) 9 8672-2066
amarpontodecultura@gmail.com