Desde o ano 2000, a ASSOCIAÇÃO TINGUI desenvolve o programa, “Casinha de Cultura”, com esse já ganhou o prêmio Itaú Unicef – 2007, foi semifinalista do mesmo prêmio em 2013, recebeu o prêmio Pontinhos de Cultura, foi selecionado em três Edições do Fundo Estadual de Cultura.
No ano de 2010, o programa Casinhas de Cultura- Espaço de Intercâmbio e resgate Cultural, desenvolvido pela ASSOCIAÇÃO TINGUI, foi selecionada como Ponto de Cultura no estado de Minas Gerais. Desde então todos os trabalhos culturais da referida associação foram incorporados ao Ponto de Cultura.
O Programa "Casinha de Cultura" busca implementar locais de referência da cultura da Infância e da comunidade, como mecanismo de fortalecimento das pessoas e construção da cidadania. As principais atividades desse programa, são: Promoção do Brincar, Convivência Intergeracional, Pesquisa, Construções, Eventos a partir das pesquisas, Incentivo à Leitura, Valorização dos saberes e fazeres tradicionais, movimentos culturais, Intercâmbios, dentre outros.
A partir da atuação da Casinha de Cultura, consolidou-se também no decorrer desses anos um evento cultural anual denominado, “Mostra cultural de Jenipapo de Minas, espaço onde os grupos têm a oportunidade de mostrar o que produziu no decorrer do ano, também o intercâmbio entre os grupos de manifestação de cultura popular, a realização de oficinas de fortalecimentos dos grupos, artesanato e shows artísticos com artistas que reconhecem e valorizam a cultura da nossa região.
No ano de 2020 a ASSOCIAÇÃO TINGUI, deixou de ter o convênio com o Fundo para Crianças, seu principal patrocinador. Em plena pandemia, o país em crise e a associação perde seu principal financiador. É nesse momento que a associação se reinventa, busca novos parceiros, expande sua atuação para outros municípios no Vale do Jequitinhonha, altera seu perfil de atuação tornando-se ainda mais focada na Cultura e muda também a razão social. Essa associação nasceu com o nome de Associação Jenipapense de Assistência à Infância- AJENAI e atualmente chama-se ASSOCIAÇÃO TINGUI.
Com a realização dos trabalhos, consolidou-se alguns grupos, como: Coral Ribeirão de Areia, com um CD gravado. Grupo de Dança Sant’Ana; Companhia de Circo Agrovila/Bosque. Destacamos ainda os grupos de mulheres que produzem, Bordado, confecção em malharia, tecelagem e outros.
Grupos acompanhados:
Bordadeiras do Curtume – Jenipapo de Minas
Tecelãs de Tocoiós- Francisco Badaró
Mulheres da Ponte- Diamantina
ARCA- Chapada do Norte
Rua Padre Willy, , 278 - Centro - Jenipapo de Minas - MG - CEP: 39.645-000 - Região: Jequitinhonha-Mucuri