Borrachalioteca de Sabará

A Borrachalioteca de Sabará foi criada por Túlio Damascena dentro de uma borracharia em Sabará.

Túlio, quando percebeu que enquanto esperavam um pneu ser consertado, os clientes sentavam para ler o jornal do dia, que seu pai sempre deixava a disposição no espaço. 

​Hoje, a Borrachalioteca conta com um acervo diversificado de mais de 3 mil títulos com obras para crianças, jovens e adultos. O espaço está aberto ao público para leitura e empréstimo de livros. A biblioteca também realiza ações de mediação de leitura com escolas e instituições parceiras além de promover encontros e oficinas diversas. Todo o acervo está disponível para empréstimo gratuitamente mediante um cadastro simples.

Release

A história inusitada de pneus e livros.
A Borrachalioteca de Sabará foi criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, em Sabará, Minas Gerais. Seu idealizador, Túlio Damascena, percebeu que enquanto esperavam um pneu ser consertado, por exemplo, os clientes sentavam para ler o jornal do dia, que seu pai sempre deixava a disposição no espaço. Com isso teve a ideia de disponibilizar, em um canto, uma estante com alguns livros literários. A ideia foi tomando corpo e logo um grande volume de doações começou a chegar na borracharia. O acervo vinha tanto dos moradores da cidade de Sabará, quanto de outras cidades.

Logo a iniciativa, muito inusitada, ganhou destaque na imprensa nacional e a biblioteca foi se constituindo como uma biblioteca comunitária. A Borrachalioteca de Sabará é uma referência na cidade no que diz respeito a atividades de promoção da leitura. Hoje, os gestores da Borrachalioteca também administram outro espaço de leitura na cidade, a Sala Son Salvador, no bairro Cabral, que conta também com a primeira Cordelteca da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em 2006, a Borrachalioteca se formalizou, criando assim o Instituto Cultural Aníbal Machado. Em 2007, foi contemplada com o Prêmio Viva Leitura como melhor projeto de incentivo à leitura na categoria de bibliotecas. 

Em 2011, tornou-se Ponto de Cultura e, já obteve projetos aprovados em diversos setores, como o Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Em 2013 a Borrachalioteca passou a fazer parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias "Sou de Minas, Uai" que é um coletivo de bibliotecas comunitárias que atua também em Belo Horizonte, Santa Luzia e Betim. A Rede possui o apoio técnico e financeiro do Itaú Social através do Programa Prazer em Ler que apoia projetos coletivos de redes de bibliotecas comunitárias através fortalecimento das ações de democratização do acesso ao livro e a leitura.

​Hoje, a Borrachalioteca é a primeira biblioteca comunitária a pensar e realizar uma festa literária. A Festa Literária de Sabará - FLIS, acontece anualmente desde 2015 e, durante uma semana, mobiliza muitos parceiros. 

Endereço de atuação

Praça Paulo de Souza Lima , 22 - Caieira - Sabará - MG - CEP: 34.505-060 - Região: Central

Contato

(31) 9 8825-2391

borrachalioteca@gmail.com

Site: https://www.borrachalioteca.com.br/

Nossas redes sociais

Galeria de imagens

Galeria de vídeos