Beabá Audiovisual

O projeto Ponto de Cultura BEABÁ AUDIOVISUAL foi o primeiro ponto aprovado  em Governador Valadares, através Ministério da Cultura em 04/09/2007,iniciando as atividades em 28 de dezembro de 2008

A base conceitual do projeto remonta à experiência que a Associação Cidade Futuro teve com o projeto de memória e identidade cultural “Os Pioneiros”, uma série de vídeo documentário em cinco volumes que busca mergulhar nas origens dos habitantes de G.V. Conta a história da cidade do porto perdido no interior das Minas Gerais até se tornar uma das cidades pólos do estado e, tem como objetivo resgatar e promover uma discussão em torno da preservação da memória social. Enxergou-se o potencial de inserção deste projeto, através das oficinas de Audiovisual e História Regional, tendo como público-alvo o jovem estudante do ensino médio e graduandos do curso de História. A relevância do projeto reside nas influências positivas que poderão se fazer sentidas junto ao seu público beneficiário direto e indireto, como:

·         Empoderamento através do estímulo. O conhecimento compartilhado sobre a história da construção da cidade e o despertar do sentimento de pertença, a partir da valorização do que esta é;

·         Ampliação de horizontes de nossos jovens, através do adensamento conceitual (humanizador) e prático, como resultado do projeto;

 

·         Integração social destes jovens de diferentes realidades sociais através de dinâmicas de grupo, o convívio na sala de aula e no dia-a-dia do projeto;

 

·         Fomento à inserção destes jovens no mercado de trabalho;

 

·         O despertar nos jovens da importância de conhecer a história local para que eles tenham interesse em preservar e valorizar a memória social da cidade que moram;

 

·         Construção de um banco de dados de entrevistas com cidadãos valadarenses que testemunharam o passado e a formação cultural da cidade de Governador Valadares.

 

Então, na primeira edição o projeto realizou a formação de jovens estudantes do ensino médio e graduandos do curso de história através de oficinas de audiovisual e história regional, visando o desenvolvimento cultural e humano desse público, a inserção profissional, assim como, à preservação do Patrimônio Cultural local. 

Atualmente ele contempla uma série de ações que potencializa as atividades em torno da reestruturação administrativa da entidade, a reativação do Núcleo de memória da entidade, fortalece e ampliar as oficinas de história, preservação do patrimônio cultural e práticas do audiovisual, oferece também, formação no campo da memória e mobilização social e potencializa comunidades através dos microprojetos. Ele existe para ser um facilitador entres esses vários atores sociais.

 

 

Release

Vale reforçar a importância que o edital LAB traz para os Pontos de Cultura em geral. Em especial para nós que teremos a oportunidade de dar continuidade suas atividades, e mais que isso, restabelecer vínculos ainda mais fortes de compromisso com o desenvolvimento cultural das comunidades.

As ações do Ponto de Cultura Beabá Audiovisual está validado na reestruturação e organização da entidade, ajudar reativar o Núcleo de memória com a organização do acervo do Cidade Futuro com aproximadamente 300 horas de imagens e áudio capturados resultantes dos vários projetos do Cidade Futuro como: Ponto de Cultura Beabá Audiovisual, Ponto de Memória Morro do Carapina, DVD da série Os Pioneiros entre outros projetos, catalogação do acervo, digitalização e disponibilização deste acervo na internet (canal do youtube: Cidade Futuro)

O ponto forte deste projeto são as oficinas do Beabá Audiovisual, em novo formato, devido a pandemia será no formato on line. 

-Live de abertura 

-Oficinas de história 

-Oficinas de audiovisual 

-Oficinas de Prática: história e audiovisual 

-Lives com entrevistas gravadas, dos moradores do Bairro Morro do Carapina 

As atividades de formação e mentoria para projetos/grupos no campo da memória social, vai contribuir no fortalecimento e consolidação das atividades em prol da memória social e mobilização comunitária. E o apoio a artistas em geral através da realização dos microprojetos. Tudo isso aliado ao histórico que a Associação tem em acreditar que através do fortalecimento e formação dos atores sociais é possível fazer grandes transformações sociais.

 

Endereço de atuação

Rua Dezesseis , 205 - Ilha dos Araújos - Governador Valadares - MG - CEP: 35.020-660 - Região: Rio Doce

Contato

(33) 9 8803-3285

cidadefuturo@hotmail.com

Nossas redes sociais

Galeria de imagens

Galeria de vídeos

https://youtube.com/channel/UCfhtp50P_dIakAju-HIPajA