O Ponto de Cultura Vivendo Cultura é coordenado pela oscip8demarço formada por 14 mulheres entre leigas, pedagogas, assistentes sociais, professoras e historiadora que atuam de forma organizada e apoiada no espírito de solidariedade às pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Este projeto surgiu devido o alto índice de violência contra mulher no Baixo Jequitinhonha que interferia no cotidiano familiar.
Infelizmente nós temos um alto índice de violência doméstica no Vale do Jequitinhonha e a condição de pobreza agrava ainda mais a situação. Durante a quarentena, em razão da pandemia causada pelo COVID19, na opinião de uma servidora pública da polícia civil, entre os crimes com maior ocorrência em Almenara nesse período, estão os crimes relacionados à Lei Maria da Penha, chegando inclusive à ocorrência de homicídio. Isso porque os homens passaram há ficar mais tempo dentro de casa, e a maioria dessas mulheres acabam convivendo com alcoolismo e drogas no âmbito familiar. Na região do Vale do Jequitinhonha, grande parte das mulheres vive na condição de dependência de seus cônjuges e companheiros. Em geral, estas possuem pouca ou nenhuma formação escolar ou profissional e, quando ganham algum dinheiro, é insuficiente para sua manutenção. A dependência econômica acaba gerando outras dependências e cria-se, assim, um ciclo de violência doméstica.
O projeto Vivendo Cultura contribui para a superação dessa violência. É um espaço de acolhimento, formação humana, por meio de atividades culturais, sociais e educativas, tendo como metodologia a Pedagogia Griô desenvolvida pela proponente, cujo principio é o dialogo para a autonomia, o falar, o ouvir para saber, com o escopodo empoderamento da mulher. Visa potencializar o grupo de mulheres da Oscip8 de março, a fim de viabilizar o empoderamento das mulheres em vulnerabilidade social.
RUA RUI BARBOSA , 184 - CASA - CENTRO - Almenara - MG - CEP: 39.900-000 - Região: Jequitinhonha-Mucuri
(33) 9 8740-5293
oscip8demarco@gmail.com