O Grupo Aruanda é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. Em atividade desde 1960 o Grupo recebeu as maiores honrarias destinado a uma entidade cultural além dos aplausos do público e da crítica especializada e acumulou números impressionantes. É reconhecido no Brasil e no exterior pelo seu trabalho e também por possuir um “guarda-roupa” considerado dos mais belos, extensos e variado. Possui um representativo acervo de mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões, mais de 5 toneladas de figurinos e adereços, mais de 5.000 espetáculos realizados no Brasil e no exterior, o que qualifica o Grupo a ser referência nacional em manifestações populares não só de Minas Gerais, mas de todas as regiões do país.
O Aruanda, que atualmente conta com 60 integrantes, é formado por jovens estudantes, professores, bailarinos, profissionais liberais de diversas áreas, entre outros, interessados nas manifestações folclóricas do nosso país, todos “Voluntários da Cultura”. O Grupo vem se apresentando em teatros, ginásios, praças, escolas e festivais nacionais e internacionais de folclore, representando Minas Gerais e o Brasil e transformando-se em legítimo embaixador da cultura brasileira e, sobretudo, da cultura mineira, papel que vem desempenhando com responsabilidade, civismo e sucesso ao longo das últimas quase cinco décadas.
Além de sua atuação na área cultural, o Aruanda também se preocupa em contribuir para a melhoria da realidade social brasileira. Sintonizado com os preceitos da arte-educação, transmite os conhecimentos teóricos e práticos sobre a cultura de cada região do Brasil através de oficinas de folclore, dança, adereços e de percussão para educadores, estudantes, crianças e adolescentes em situação de risco, ou mesmo para idosos e mulheres abandonadas ou vítimas de violência familiar. Desta forma, contribui continuamente para a inclusão social, a construção da cidadania e a preservação da cultura e identidade nacionais elevando a autoestima e promovendo a reinserção social de todos os atendidos.
Reconhecido de Utilidade Pública pelas leis Estadual 5.762/72 e Municipal 1.892/70, o Grupo Aruanda é Ponto de Cultura desde 2007 e também filiado a instituições internacionais como CID-UNESCO, Conselho Internacional de Dança e CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, organizações oficiais com relações com a UNESCO.
O Aruanda acredita que um cidadão completo é aquele que não só cumpre seus deveres perante a sociedade, mas aquele que conhece suas raízes e busca preservar suas origens e passar esses conhecimentos à frente.
Com 61 anos de atividades ininterruptas, o Grupo Aruanda realiza um trabalho artístico, cultural e educacional divulgando a mais genuína cultura popular de Minas Gerais e do Brasil. Com este trabalho, tem despertado nas pessoas de todas as idades o desejo de conhecimento, apropriação e valorização de nossa herança cultural.
A qualidade e a abrangência da atuação artística, cultural, educacional e social do Aruanda contribuiu para que, em 2007, o Grupo fosse reconhecido como um dos protagonistas culturais da sociedade brasileira, transformando-se em Ponto de Cultura integrado à rede nacional do Programa Cultura Viva. Esta nova condição, oficializada por meio da assinatura de convênio de cooperação técnica com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, favoreceu a ampliação e o aprimoramento do trabalho que o Grupo já vinha realizando desde sua fundação. Os recursos advindos dessa parceria com o Ministério da Cultura possibilitaram a aquisição de modernos equipamentos de informática, fotografia, gravação e sonorização; a digitalização e o armazenamento de documentos; a capacitação de um maior número de seus integrantes para o trabalho de pesquisa das manifestações folclóricas; o desenvolvimento de produtos didáticos mais atraentes para as oficinas; a ampliação do cardápio de produtos e serviços oferecidos à comunidade; e o aprimoramento técnico de músicos e dançarinos.
Desta forma, o Aruanda intensificou seu protagonismo, atendendo mais comunidades e criando novas oportunidades para valorização e preservação da identidade cultural brasileira.
Rua Espírito Santo , 757 - 2° andar - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP: 30.160-033 - Região: Central