Associação Juizforana de Hip Hop, entidade sem fins lucrativos com CNPJ nº 13 301 101/0001-44, fundada em 2010 com o intuito de promover ações para propagar e difundir em todo território nacional não só os elementos da cultura hip hop, mas também os artistas praticantes.
Desde seu inicio a entidade contou com membros ligados a cultura hip hop em Juiz de Fora para promover suas ações de forma que as mesmas sempre dessem prioridade a formação e multiplicação de nossa cultura. Daí foram criados diversos projetos como o Juiz de Fora Rap Festival de popularização da música rap, Mostra de Graffiti Purencontro, Festival Quintessência, Hip Hop na Escola dentre outros.
Com o passar dos anos a entidade viu a necessidade de ter um espaço como sede para que fosse mais viável o desenvolvimento dos projetos e também para que artistas atuantes na área pudessem ter um espaço adequado e de fácil acesso para se reunir, treinar e até estudar juntos. Com esse objetivo, em 2015 a entidade conseguiu se instalar em uma casa de 2 andares localizada no bairro São Bernardo.
Observando as necessidades e particularidades da localidade onde o espaço está inserido os integrantes da Associação viram como grande valia para todos que o espaço não fosse apenas para a cultura hip hop e sim um espaço artístico, cultural, de aprendizado e fruição, assim a sede da Associação Juizforana de Hip Hop começou a ser nomeada de Centro Cultural e Profissionalizante Amadeu Rossignoli em homenagem a um morador dessa comunidade que era muito engajado com as causas sociais.
O espaço localiza se na rua Alexandre Vicentin no bairro São Bernardo ao lado do antigo hospital Aragão, particularmente a divisa entre os bairros Jardim do Sol, São Bernardo, São Sebastião, Santa Cândida, Bom Sucesso e São Benedito. Um dos fatores no qual foi priorizado pensar no espaço não só para a cultura hip hop e sim para que todo o publico ao redor desse espaço pudesse ser atendido de alguma forma. Assim o espaço contou com a parceria de voluntários que promoveram oficinas para a população de forma gratuita.
Com o passar do tempo houve uma grande necessidade da entidade de pensar novas estratégias para continuar mantendo o espaço. Apoiadores não são permanentes mas as contas sim, detectando algumas necessidades o Centro Cultural precisou se reformular e modificar a forma de desenvolvimento das atividades, hoje atuando com atividades gratuitas através do Projeto Transformar que é um projeto da Associação que concorre a leis de incentivo para conseguir promover oficinas para a comunidade sem custo e também com atividades remuneradas, estas nas quais os profissionais utilizam das dependências do Centro Cultural para oferecer seus serviços ao público e recebem de seus participantes por ele, assim repassam uma porcentagem para manutenção do espaço.
Desde sua fundação em 2015 esse espaço contou com diversos profissionais que atuaram nas respectivas atividades: Desenho, pintura, graffiti, MC, DJ, break, dança mix, street dance, artesanato, português, matemática, inglês, libras, jiu jitsu, muay thai, hapkidô, futsal, capoeira, informática, manutenção em computadores, designer gráfico, musicalização, teatro e xadrês. Todas atividades abertas para o publico em geral, todas idades, classes sociais, gêneros e etnias.
Rua Alexandre Visentin , 244 - São Bernardo - Juiz de Fora - MG - CEP: 36.061-530 - Região: Mata
(32) 9 9121-6539
ajh2.2010@gmail.com