O Centro Cultural Vagão 98 foi inaugurado em 22 de Agosto de 2014 como um coletivo cultural para a realização de atrações culturais dos mais diversos tipos e para a difusão das artes em geral, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da qualidade de vida de Lambari e região.
Em 22 de Novembro de 2017, foi instituída a Fundação Cultural Vagão 98 de natureza privada je sem fins lucrativos, que passou a gerir as atividades do Centro Cultural Vagão 98.
Nesses sete anos de existência, o Vagão 98, além de atender à população lambariense, estimada em 20.907 habitantes, atende também cerca de 6 cidades arredores, com uma população total estimada em 208.359 habitantes residentes. Também realizou 322 eventos artísticos e culturais em Lambari, entre espetáculos musicais, teatrais, saraus, exposições de arte, palestras, dentre outros tipos.
Além disso, o anfiteatro da Fundação foi palco de uma centena de sessões de filmes, dezenas de encontros de grupos de leitura, de prática de meditação, dentre outros. A Fundação Cultural Vagão 98 promoveu cursos livres em diversas áreas, incluindo literatura, teatro e música, e prestigiou mais de 194 artistas com a colaboração de cerca de 20 voluntários, sendo 6 ativos atualmente.
Os programas oferecidos na sede do centro cultural acontecem em um ambiente agradável e acolhedor, com capacidade para 50 pessoas. O espaço, idealizado para a fruição artística, o aprendizado e o lazer, possui tratamento acústico, iluminação e sonorização profissionais, bem como recursos para transmissões via Internet.
Em seis anos de atuação a Fundação Cultural Vagão 98, se consolidou como um dos principais atores da cena cultural na região.
Localizada em Lambari, no sul de Minas Gerais – e integrada ao Circuito das Águas turístico da região –, a Fundação Cultural Vagão 98 é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte, da cultura e do lazer. Com foco na interiorização da cultura, na multiculturalização e na democratização do acesso às atividades culturais, a fundação tem se destacado, ao longo de seis anos, como o único ponto de cultura local, atendendo Lambari e cidades vizinhas em um raio de 50 quilômetros. Tendo em vista a manutenção de suas atividades, este projeto apresenta o Plano Anual de Atividades da Fundação Cultural Vagão 98 com o intuito de conseguir angariar recursos para perpetuar sua atuação no setor cultural do sul de Minas Gerais.
Praça Vivaldi Leite Ribeiro , 98 - 2º andar, sala 2 - Centro - Lambari - MG - CEP: 37.480-000 - Região: Sul de Minas