Caravana de Artesania

O Ponto de Cultura Caravana de Artesania promove ações de teatro, circo e redes comunitárias de cultura em diversas regiões mineiras, inspirando-se pela ética da colaboração, dedicação artística e busca pela justiça social.

Seu surgimento está ligado ao trabalho desenvolvido pela Associação Pano de Roda e sua afinidade com o Programa Cultura Viva que propõe o protagonismo, o empoderamento, o trabalho de base comunitária. A história do Ponto está intimamente ligada a história da entidade que passou por três ciclos.

- 2002 a 2010: foco em Belo Horizonte. A Pano de Roda, antes Teatro Terceira Margem, começou promovendo estudos, encontros e apresentações de palhaços no Parque Municipal de Belo Horizonte. Mais do que criar um grupo artístico, a intenção era articular artistas, grupos,  público, espaços, formas de fomento... sempre buscando lógicas mais solidárias e participativas. Assim foram promovidas diversas programações gratuitas em parques, praças, centros culturais, bibliotecas e escolas. O Parque se tornou a "sede pública" da entidade e ao mesmo tempo houve um diálogo com as nove regionais de Belo Horizonte. Dessas ações, surgiram projetos, coletivos, redes e movimentos que hoje se movimentam de forma autônoma. 

- 2011 a 2019: foco no interior de Minas. Foi iniciado um programa de formação artística continuada no centro oeste, vale do Jequitinhonha, zona da mata e norte de Minas. Através de oficinas, apresentações, intercâmbios e ações em rede, foi estimulada a criação de grupos de estudos cênicos em cada cidade para dar continuidade às ações de forma autônoma e colaborativa. Vários artistas, grupos surgiram desse movimento que promove trocas, parcerias, projetos coletivos e encontros até hoje.

- 2020 ao atual momento: foco no virtual. Por causa da pandemia, as atividades foram adaptadas ao mundo virtual. Artistas profissionais, agentes culturais e lideranças comunitárias se uniram para criar vídeos que circularam de forma virtual nas comunidades atendidas pelo Ponto. Para superar a crise sanitária, econômica e política, a entidade se dedicou a contribuir com outras redes, movimentos e instâncias de participação como a Rede Mineira de Pontos de Cultura, a Rede Fazedores de Arte e Cultura de Conceição do Mato Dentro (CMD) e o Conselho Municipal de Cultura de CMD.

E assim a Caravana segue, fortalecendo sua identidade, experimentando novas rotas e renovando sua motivação. Para reinventar o riso em tempos de luto, para reinventar a arte cênica em tempos de isolamento, para reinventar a esperança em tempos de crise: a Caravana de Artesania re-existe!

Endereço de atuação

Rua Professor Vidigal , 265 - Matosinhos - Conceição do Mato Dentro - MG - CEP: 35.860-000 - Região: Central

Contato

(31) 9 9942-4664

contatoterceiramargem@gmail.com

Site: http://www.idearioarte.blogspot.com.br/

Nossas redes sociais

Galeria de imagens

Galeria de vídeos