A Trupe de Truões existe enquanto grupo de teatro desde 2002 e no ano de 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura com sua aprovação no edital de Pontos de Cultura, celebrando convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e com o Ministério da Cultura. A partir de então passou a integrar o Programa Cultura Viva enquanto Ponto de Cultura, em Uberlândia-MG, realizando o projeto "Ensino Encena: Formação e Multiplicação no Teatro Infantojuvenil".
Esse projeto que teve duração de 2010 à 2014 tinha como objetivo a formação teatral de jovens estudantes de escolas públicas por meio de aulas, performances, oficinas, intercâmbios e temporadas teatrais. Aliado à formação teatral dos jovens o projeto subsidiou a estruturação da sede do grupo Trupe de Truões em um espaço cultural chamado Ponto dos Truões, localizado no bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG.
O Ponto dos Truões surgiu da vontade e necessidade do grupo Trupe de Truões em ter uma sede onde pudesse não só realizar ensaios, temporadas e oficinas de aperfeiçoamento artístico, mas acolher também outros artistas, grupos, companhias, gestores, produtores e produções culturais de diversas linguagens artísticas, tornando-se mais um Espaço Cultural Independente na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
Desde sua estruturação pelo projeto do Ponto de Cultura passou a ser um local de grande procura tanto por artistas de artes cênicas locais como de outros estados, para ocupação e realização de atividades culturais diversas. Nesse período o espaço já acolheu mais de 800 artistas entre ensaios, debates, oficinas e apresentações, 60 grupos e companhias, 95 espetáculos, 170 apresentações, além de aproximadamente 17.000 espectadores.
Para além do projeto “Ensino Encena” a Trupe de Truões realizou nesse período outros projetos de circulação teatral, intercâmbio, temporadas teatrais e de formação que foram pautados em dois programas desenvolvidos pelo grupo: o PROGRAMA CASA ABERTA DE FORMAÇÃO que abriga as atividades que aliam fruição artística e experimentação da linguagem teatral com professores, crianças e jovens em idade escolar; e o PROGRAMA CASA ABERTA DE INTERCÂMBIO que engloba as ações de compartilhamento artístico, intercâmbio e residência que a Trupe de Truões desenvolve com objetivo de fortalecer a prática de artistas e grupos nas áreas da criação e gestão cultural, da ocupação e programação de espaços culturais, da realização de mostras e valorização da produção local.
ALGUNS PROJETOS QUE COMPÕEM OS PROGRAMAS CASA ABERTA DE FORMAÇÃO E INTERCÂMBIO:
Avenida Ana Godoy de Souza , 381 - Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP: 38.408-290 - Região: Triângulo