Ponto de Cultura Palmeira Pequenina

              O projeto Palmeira Pequenina foi uma construção coletiva, aprovado pelo edital em parceria do MINC com a Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, em 2009, pensando no fortalecimento da Cultura Popular e na geração de renda para mulheres que, na maioria, só tinham trabalho no período sazonal da “panha” do café e para as outras que precisavam sair de casa e se sentirem mais valorizadas, através do artesanato tradicional e no aperfeiçoamento de técnicas de costura, pintura em tecido e outras.  Assim, saiu do papel e virou realidade o PONTO DE CULTURA PALMEIRA PEQUENINA: CONSTRUINDO CIDADANIA.

Em 2011, foi criada a Associação Palmeira Pequenina, uma associação comunitária, com a finalidade de promover a arte e a cultura, e a defesa e conservação do patrimônio de Cajuri, observando os princípios da sustentabilidade, da pluralidade, do empreendedorismo e do associativismo. Em 2017, obteve a certificação do MINC enquanto Ponto de Cultura e deu início ao projeto aprovado pelo FEC - Ação Puri -, com sessões de filmes e de biblioteca itinerante e outra iniciativa com jovens utilizando os recursos audiovisuais, fazendo 15 entrevistas com moradores da cidade, buscando a identidade local, e transformado em um documentário: MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E SAUDADES. Em outubro do mesmo ano, iniciou-se outro projeto com recursos também aprovados pelo Fundo estadual da Cultura de Minas Gerais - Talentos da Casa - para oportunizar a valorização da cultura local, estimulando a constituição de grupos artísticos amadores, aproveitando habilidades e saberes que pudessem ser agrupados para espetáculos artísticos, para público em geral, constituindo-se um instrumento de cidadania na promoção cultural de jovens talentos, além de buscar inovação dos produtos artesanais.

Cajuri é uma cidade pequena, rica em talentos artísticos, mas carente de oportunidade para divulgação da sua arte. E um dos objetivos primordiais da Palmeira Pequenina é oferecer práticas de ação cultural para dar acesso à cultura, possibilitando mudança, inovação e transformação.

Em 2020 e 2021 com a pandemia, tempos de desafios. Tivemos que reinventar formas de fazer cultura. Graças à Lei Aldir Blanc e à mobilização da Rede Mineira dos Pontos de Cultura, foi possível receber recursos para readequar o espaço físico e reformar uma casa para ser a sede da Associação, com o projeto “Onze anos fazendo cultura e resistindo”.

Com esta mobilização da Rede Mineira, além deste ganho financeiro para todos os pontos, coletivamente, avançamos na organização e realização do sonho de mapear todos os pontos de cultura e, através do diagnóstico, podermos efetivamente intervir nas definições de políticas públicas para que a cultura seja praticada em todos os cantões das Minas Gerais.

 

Endereço de atuação

Av Pres. Getúlio Dornelles Vargas , 284 - MG - Cajuri - MG - CEP: 36.560-000 - Região: Mata

Contato

(31) 9 8562-8105

palmeirapequeninacajuri@gmail.com

Nossas redes sociais

Galeria de imagens