O Ponto de Cultura Grupo de Batuques Estrela do Norte surgiu em função do grupo de batuques de mesmo nome, formado por moradores do Povoado do Córrego do Norte, comunidade rural do município de Santa Helena de Minas, MG. Contemplado no Prêmio de Culturas Populares - edição Selma do Coco, em 2018, o grupo foi cadastrado para tornar-se ponto de cultura, o que foi reconhecido em 2020.
Depois de realizadas duas Ações Socioculturais na comunidade em 2012 e 2015 com o apoio do Instituto VivaViola, o grupo consolidou-se e passou a realizar seus próprios eventos locais e a participar de outros de mesma natureza em cidades da região do Vale do Mucuri como: Encontro de Culturas Populares em Teófilo Otoni (2015) e em Santa Helena de Minas, em 2017. No Mucuriarte (Movimento Cultural do Vale do Mucuri) em Águas Formosas (2014), Poté (2015), Carlos Chagas (2017) e Bertópolis (2018).
A formação do grupo não é definitiva nem fechada. Toda comunidade participa dos eventos. O batuque é um bem cultural de todos e tem na sua tradição a cultura de participação coletiva. Normalmente, o grupo que toma as iniciativas da atividade é formado de 26 pessoas, na sua maioria mulheres, adultas e da terceira idade, mães e avós, trabalhadoras rurais e donas de casa. Os homens presentes giram em torno de 6 e também são adultos e trabalhadores rurais.
Além do batuque, o grupo pretende retomar o canto da folia de reis e cantigas de roda.
ATIVIDADES:
1. O grupo de Batuques Estrela do Norte, da Comunidade Rural do Córrego do Norte, município de Santa Helena de Minas, MG, participou de todas as edições do MUCURIARTE (Movimento Cultural do Vale do Mucuri) como grupo representante de Cultura Popular da região, a saber:
a) Cidade de Águas Formosas, MG, dezembro de 2014;
b) Cidade de Poté, MG, julho de 2015;
c) Cidade de Carlos Chagas, MG, julho de 2017;
d) Cidade de Bertópolis, MG, julho de 2018. e) Cidade de Fronteira dos Vales, MG, dezembro de 2019.
2. Foi anfitrião e participou ativamente da Ação Sociocultural Viva Viola, na própria comunidade do Córrego do Norte, em duas edições, 2012 e 2015;
3. Tem apresentado em Encontros de Culturas Populares na região do Vale do Mucuri, como nas cidades de Águas Formosas e Teófilo Otoni, MG.
4. Em 2018 foi contemplado no Prêmio de Culturas Populares edição Selma do Coco.
5. Frequentemente faz eventos na comunidade, no Centro Cultural, abrindo espaços para valores artísticos locais de todas as idades.
Comunidade do Córrego do Norte , 1 - Povoado do Córrego do Norte - Santa Helena de Minas - MG - CEP: 39.874-000 - Região: Jequitinhonha-Mucuri
(31) 9 8891-5027
biloravioleiro@gmail.com