Tambores da Mata

O Instituto Universo Cidadão (IUC) é uma associação civil, de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, criada em 2004, em Viçosa/MG. Em sua trajetória, sempre atuou na promoção de processos educativos e de inclusão social, defesa e aprofundamento dos direitos individuais, sociais e difusos, como instrumento de reforço dos direitos humanos, da solidariedade social, da saúde, do patrimônio ambiental, cultural, histórico e artístico.

Em sua organicidade, o IUC conta com uma diretoria composta de presidência, vice-presidência, secretaria, diretoria financeira e conselho fiscal. Em seus mais de 17 anos, o IUC está em sua 8ª diretoria, sempre considerando a diversidade de gênero e raça em sua composição. O IUC se reúne enquanto diretoria, além de promover reuniões e assembleias no decorrer do ano com todos os seus associados/as e parceiros/as, quando necessário.  

As atividades e projetos promovidos pelo IUC colaboram para a construção da cidadania e para a garantia dos direitos humanos. Seus trabalhos envolvem um processo de metodologias participativas, educação popular, inclusão social, intercâmbios de experiências e trabalho em rede, fortalecendo as comunidades e os grupos envolvidos. Nestes anos de atuação, estabeleceram-se várias parcerias importantes. 

Uma das primeiras parcerias do IUC foi a realização de atividades de combate ao racismo e promoção da igualdade racial que já está estabelecida há mais de 17 anos com grupos afros organizados em toda a região. Outras ações somadas a  essas atividades, possibilitou que no dia 03/09/2018 o IUC fosse certificado como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Federal de Cultura Viva (13.018/2014). Tal título se deu, especialmente, a partir de  um convênio firmado entre o Ministério da Cultura (2006 a 2008). Tal projeto foi desenvolvido na Comunidade Quilombola do Buieié e na Comunidade do Zig Zag no município de Viçosa, em parceria com o Núcle de Arte Viva - NAVI. 

O IUC sempre atuou na defesa dos direitos dos Povos Negros e Quilombolas. É membro do Fórum Mineiro de Entidades Negras - FOMENE e desde 2004 contribui na mobilização dos grupos afros que se reúnem no Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial - FOPPIR, evento que propicia alto nível de discussão sobre as ações de base para combater o racismo e promover a inclusão do povo negro nos diferentes espaços sociais, desde os espaços de poder constituído ao acesso às políticas públicas de qualidade. Assim, o IUC ajudou a construir e participou de 12 Fóruns em diferentes cidades-polo de Minas Gerais. No FOMENE, o IUC coordena a Comissão de Comunidades Quilombolas, que integra a Rede de Saberes dos Povos Quilombolas da Zona da Mata. 

O Instituto contribui ainda, com as conferências de igualdade racial em nível local e regional e compõe o Conselho Municipal de Igualdade Racial de Viçosa.  O IUC é também um grande parceiro do Movimento de Educação do Campo e, consequentemente das Escolas Família Agrícola da região. 

Em 2020 o IUC aderiu à Estratégia ODS, um movimento que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A coalizão reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia para mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.

No final de 2020 o IUC apresentou um plano de atividades culturais para o edital 02 da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de MG e foi contemplado. O IUC recebeu o título de Ponto de Cultura em 2018 e em 2021 vai desenvolver o segundo projeto com recursos públicos nesta categoria. O primeiro foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Arte Vida da Violeira e recebeu o nome de “Tambores do Buieié”. Em 2021, o IUC redefiniu o nome do projeto para “Tambores da Mata” pela expectativa de seu alcance para além do município de Viçosa. São realizados cursos de Dança Afro-brasileira, Percussão e Confecção de Tambores Alfaia. Tais cursos têm metodologias próprias e são intercalados entre oficinas práticas e momentos de formação/capacitação em diferentes áreas que são oferecidos por parceiros/as e colaboradores do IUC. Além das atividades presenciais, são realizadas lives em consonância com os cursos oferecidos. O público alvo são pessoas acima de 12 anos das diversas comunidades de Viçosa e cidades vizinhas. As atividades são realizadas na modalidade presencial na sede do IUC, na Escola Nacional de Energia Popular – ENEP, na Colônia Vaz de Melo, Zona Rural de Viçosa. Os participantes contam com transporte e alimentação. Todos os participantes dos cursos recebem certificado. Grupos e pessoas da área cultural também serão beneficiadas com a execução de microprojetos. 

 

 

 

Endereço de atuação

Colônia Vaz de Melo - Área Rural de Viçosa - Viçosa - MG - CEP: 36.578-899 - Região: Mata

Contato

(31) 9 8830-5720

institutoiuc@gmail.com

Nossas redes sociais