O ponto de cultura : “Dim...Dim...Dom....Berimbau chamou, eu vou!” teve e tem com meta de sempre reinventar a integração entre o velho e o novo, tendo como base a Tradição Oral da Capoeira Angola, com o intuito de fortalecer a identidade e a ancestralidade, capazes de gerar pertencimento, cidadania, empoderamento, autogestão e um cotidiano repleto de auto estima e celebração. As “Rodas de Saber”, à luz da Pedagogia da Roda e da Pedagogia Griot, propostas como metodologia de trabalho, educam, prioritariamente, tendo como matéria-prima a cultura, crianças, adolescentes e jovens em situação de pré-risco social, a partir de atividades de capoeira Angola, música, dança, inclusão digital, economia solidária, abrindo novos horizontes para as comunidades dos bairros Saudade, Alto Vera Cruz e Taquaril.
Esse projeto teve como proposta a mútua cooperação e colaboração recíproca dos partícipes que possibilitou a implementação de pontos de cultura na cidade de Belo Horizonte.
O objeto deste projeto foi a realização de atividades culturais que explorou diferentes meios, linguagens artísticas e lúdicas, fortaleceu a tradição oral através da pedagogia da roda*, à luz da pedagogia Griot**, proporcionado a comunidade rituais de vínculo e aprendizagem, através da parceira educação e tradição oral .
Com as rodas de saber foi criada a Orquestra Mineira de Berimbau, valorizando as artes e ofícios tradicionais, fortalecendo as redes de economia solidária e dando continuidade à formação de jovens ao ofício da capoeira angola. Propiciou também a inclusão digital, potencializou ações que contribuíram com a ampliação e a garantia de acesso aos meios de fruição, produção e formação cultural, além da aquisição do Kit Multimídia e outros materiais permanentes para suporte das atividades previstas, continuando a proposta após término do convênio.
As atividades do ponto de cultura foram realizadas de 2010 a 2014 com continuidade da atividade principal até os dias de hoje.
*Pedagogia da Roda é um dos pilares da metodologia de ensino que sustenta a experiênciavitoriosa e premiada, no Brasil e no exterior, do educador antropólogo ehistoriador Tião Rocha.
**Explicar o que é Pedagogia Griot vem sistematizando seus princípios e práticasa partir de estudos que o especialista em Tradição oral, Hamapâté Bá (noroesteda África) vem desenvolvendo.
Rua Doutor Brochado , 1500 - Vera Cruz - Belo Horizonte - MG - CEP: 30.285-140 - Região: Central