Informativo 01/2015 COLETIVO CULTURAL
Caros membros do Coletivo Cultural Guaranésia Memórias. Bem vindos!
BREVE HISTÓRICO: Guaranésia Memórias - Museu Virtual iniciou suas atividades em 2014.
A intenção inicial em 2001 foi instalar uma estação multimidia (1 computador) na Casa da Memória de Guaranésia para consultas (ver vídeo de inauguração da Casa da Memória); mas com o desenvolvimento da internet no Brasil e a melhora no streamming de vídeo foi possível criar o serviço de Educação Patrimonial via blog, o que facilitou o acesso e a troca de informações do Coletivo,
O blog tem uma dinâmica envolvente de funcionamento com participantes internautas de todo o Brasil, guaranesianos que residem em outras cidades e paises que utilizam o Guaranésia Memórias trocando informações e experiências sobre a história de suas famílias e a cidade de antigamente. Com mais de 399 mil acessos, estamos resgatando a memória de Guaranésia, dos seus cidadãos e suas famílias. Estamos promovendo a educação patrimonial de forma dinâmica e em rede. O blog é uma importante ferramenta de comunicação contemporânea que nos permite interagir com a história: http://guaranesiamemorias.wordpress.com/ . O Coletivo também atua nas demais redes sociais. Com a proposta de promover a produção de atividades relacionadas aos meios culturais nasce o Coletivo Guaranésia Memórias. Formado por professores, artistas, produtores e gestores culturais. Em atuação desde 2015, um de seus principais eixos de produção artística é o audiovisual e o patrimônio histórico.
Todos os projetos desenvolvidos pelo Coletivo têm apelo para o exercício da cidadania e o desenvolvimento humano. O foco, portanto, é criar continuamente um ambiente de pesquisa, criação e difusão cultural.
O Coletivo acredita que através de seu eixo de pesquisa, produção e fruição audiovisual e das novas tecnologias, incentivando o acesso e a utilização de maneira democrática, conseguiremos fortalecer a identidade cultural regional e apresentar essas linguagens como importante ferramenta de trabalho criativo e inovador. Apostamos na atividade audiovisual como uma maneira rápida, prática e inteligente de mostrar e conhecer a diversidade cultural.
Dentre os projetos de importante impacto realizados, destacamos a criação da Casa da Memória de Guaranésia, uma estrutura física e cultural local, que através da educação patrimonial, de oficinas, cine clubismo, eventos musicais, exposições, entre outras iniciativas, baseado nos princípios da economia solidária, valorizando a troca de serviços, trouxe relevantes benefícios para a cidade de Guaranésia e região.
O idealizador do Coletivo, Prof. Ms. Ivan David, historiador e mestre em artes, vem contribuindo com projetos de pesquisa e a aplicação de iniciativas de preservação do patrimônio histórico, da cultura e artes da cidade, essas iniciativas foram fundamentais para o fortalecimento e a manutenção das atividades até hoje.
Com a pandemia em 2020 o Coletivo realizou os projetos Territórios da Memória e Guaranésia Lives com o apoio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais. Hoje contamos com um núcleo fixo de agentes culturais, responsável pela gestão do coletivo e também com cerca de 20 participantes entre artistas, produtores e outros profissionais ligados ao cenário sócio cultural em Guaranésia e região. A participação se dá de forma voluntária, não havendo nenhuma forma de contrato de funcionários. Os que se dispõem ao projeto, o fazem pelo objetivo comum de participar ativamente do desenvolvimento da cultura e contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do cenário cultural independente da cidade e região.
Rua João Delorenzo , 339 - Parque do Trevo - Guaranésia - MG - CEP: 37.810-000 - Região: Sul de Minas