Em 2020 é premiado na Lei Aldir Blanc MG na categoria Mostras e Festivais com a 8ª edição do festival Grito Rock Divinópolis e como Ponto de Cultura pelo coletivo SejaDoce!.
Desde Abril de 2021, funda a Casa Coletiva da Mãe Joana, que dentre outras ações, articula a rede de mídia livre e midiativismo NINJA037. A ação reúne veiculos de mídia independentes das 7 cidades da região 037.
Fundado em 2013, o coletivo SejaDoce!, surge por iniciativa de estudantes de Divinópolis -MG, experimentando ações literárias e intervenções visuais circulando por shows e ocupando espaços públicos.
No seu primeiro ano, com apoio do Ponto de Cultura de Divinópolis, realiza o festival Grito Rock Divinópolis, ação integrada a uma rede de festivais realizados simultaneamente em 300 cidades do Brasil e América Latina.
Ainda em 2013 o coletivo protagoniza a criação da Rádio Atividade FM, rádio livre comunitária, contando em sua programação com programas de humor, poesia, música alternativa e música independente.
Em dezembro deste ano o coletivo consolida sua relação com o Ponto de Cultura de Divinópolis, através da eleição de um membro para a tesouraria da gestão 2014/15 da Associação Ponto de Cultura de Divinópolis.
Neste tempo a rede passa por uma efervescência com o surgimento do coletivo Usina de Rima, do Espaço Plural, além de eventos do circuito Fora-do-Eixo, como Grito Rock Divinópolis (2013 a 2018) e Noite Fora do Eixo (2014).
Integrou as caravanas locais para os Congressos Fora do Eixo (2013 e 2018), República (2014), Festival das Utopias (2016), Festiva MG (2017), Festival NINJA (2019), o Fórum Emergências (2015).
Voltando para as ações poéticas, parte do coletivo forma a Trupe Troxas, grupo que reuniu mais de 200 publicações de cerca de 50 poetas da nova geração de poetas de Divinópolis e região. Além das experimentações em vídeos-poemas, o coletivo realiza em 2016 o Sarau dos Troxas, Sarau da Boba e Sarau da Esquina.
Em 2017 e 2018, o coletivo colabora com a realização da Marcha da Maconha Divinópolis na produção do cineclube CineJuanna e também uma série de entrevistas com autoridades e especialistas sobre os mitos relacionados a maconha junto ao coletivo FACA - Frente Ativista Canábica.
Ainda em 2017 dentro do grupo Cidade Que Queremos Divinópolis (UEMG Divinópolis), realiza duas edições do Fórum APUTA - Assembleia Popular das Utopias e Afetos, com destaque para a participação da professora e pesquisadora Ivana Bentes (SCDC-MinC/ Pontão de Cultura da ECO- UFRJ).
Neste ano, o SejaDoce foi selecionado para a aceleradora de projetos LABIC - Laboratório de Inovação Cidadã, com o projeto agência Ponto, promovida pelo Pontão de Cultura da ECO/URFJ e Mídia NINJA.
Um dos destaques do ano de 2018, foi a participação do coletivo na montagem de 3 peças pela Trupe Boba: 1968 o ano que não terminou, O Grande Circo Planetário e as estrelas (de)cadentes e Nova Era em três atos, apresentado em praças públicas, semana de artes da UEMG, semana de museus UEMG, além de happenings e estudos em performances.
Em 2019, o coletivo inicia sua atuação no movimento estudantil da UEMG - unidade Divinópolis, com a ocupação do Diretório Acadêmico e o NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante. Neste período, viabiliza a realização dos congressos COCADA e CONUEMG, culminando na re-fundação do DCE UEMG, o evento CUIDAR na UEMG e Bailão da UEMG.
Em 2020 realiza a campanha UEMG pela Vida, com arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos e atendimento psicológico gratuito, a 5° Semana de Artes UEMG (online), e a campanha Poder da Mulher, ação em prol da visibilidade a candidaturas femininas nas eleições de 2020.
Com a discussão sobre a Lei Aldir Blanc, o grupo articula a Emergências 037, que realiza a pré Conferência Popular de Cultura do Centro Oeste de Minas, se conectando à articulação nacional do Observatório da Emergência Cultural. Tem dois membros indicados para o Comitê Gestor da Lei Aldir Blanc em Divinópolis.
É premiado na Lei Aldir Blanc MG na categoria Mostras e Festivais com a 8ª edição do festival Grito Rock Divinópolis e como Ponto de Cultura pelo coletivo SejaDoce!
Desde Abril de 2021, funda a Casa Coletiva da Mãe Joana, que dentre outras ações, articulla a rede de mídia livre e midiativismo NINJA037. A ação reúne outras mídias independentes de cidades da região 037, com público de 700 mil impressões no mês de junho de 2021.
Rua João Morato de Faria , 11 - Centro - Divinópolis - MG - CEP: 35.500-615 - Região: Centro-Oeste