Fundado em 2002 o Terno Moçambique Estrela Guia veio com o objetivo de fazer um trabalho sócio-cultural e educativo.
Este projeto acontecia no quintal da casa de seus fundadores Iara e Malaquias (o preto), há 7 anos.
Desde o inicio tínhamos em pensamento fazer um trabalho diferenciado dos outros ternos de Congado não só bater caixas no dia da festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, mais trabalhar a nossa cultura o ano todo com crianças e adolescentes.
Em 2004 fundamos o Projeto Pró-Mirim Estrela Guia do Amanhã este projeto tem como objetivo incentivar nossa cultura e qualificar os adolescentes e seus pais ao mercado de trabalho através da dança, teatro, música, artesanato, aulas práticas e teóricas pedagógicas sobre a cultura afro-brasileira, e oficinas com mini cursos onde podemos passar para toda comunidade um pouco da nossa tradição e ajudar na renda familiar.
Ainda em 2004 participamos do foto rio na cidade do Rio de Janeiro onde conseguimos levar mais de 300 pessoas no teatro do IPAHIN, no Catete. No foto rio participaram os melhores fotógrafos do mundo.
No final de 2004 recebemos um dos maiores prêmios da cultura.
O Prêmio Grande Otelo de Cultura da cidade de Uberlândia por serviço sócio cultural e educativo através da congada.Desde então temos recebidos vários certificados.
Em 2005 de 30 crianças e adolescentes atendidos passamos a atender quase 200, fomos foco de quase toda imprensa local e exemplo para todos que tem a força de vontade em ajudar seu próximo.
Em 2006 fizemos na cidade de Uberlândia e região 93 apresentações sendo em números maiores nos meses de Maio, Agosto, Outubro e Novembro.
Em 2007 com a aprovação da lei municipal de cultura, passamos atender mais de 200 famílias com mais oficinas profissionalizante, e no mês de agosto fomos agraciados com o fundo estadual de cultura como exemplo para Minas Gerais de trabalho cultural com adolescentes.
Em 2008 trabalhamos com mais de 400 adolescentes em Uberlândia, Tupaciguara, Ituiutaba e Monte Alegre.
Em 2009 nossas oficinas tiveram início no mês de Julho com aprovação de um projeto no Fundo Nacional de cultura, as cidades atendidas foram Estrela do Sul e Araguari.
Ainda em 2009 fomos considerados como ponto de cultura do Estado de Minas Gerais por 3(três) anos consecutivos.
Também em 2009 fomos agraciados mais uma vez com um projeto aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura, para construção do nosso centro cultural, cujo nome Centro Cultural Estrela Guia o primeiro na cidade de Uberlândia e as obras não param neste espaço construímos uma quadra e salas para oficinas.
Já solicitamos da prefeitura o terreno ao lado para construção de piscina para crianças e piscina para hidroginástica para os adultos.
Apoiamos a publicação do livro Congada na Escola do escritor Jeremias Brasileiro, pelo FNC.
Em 2010 participamos do evento Teia Brasil 2010 Tambores Digitais na cidade de Fortaleza nos dias 25 a 31 de março.
Ainda em 2010 participamos dos 50 anos do aniversário de Brasília onde tinha mais de 1.000.000 de pessoas.
Em 2010 fomos agraciados como PONTO DE CULTURA DE MINAS GERAIS
Já em 2013 apresentação em Salvador- Bahia, oficinas e cortejo.
2014 iniciamos com apresentações em Natal (RN)
2015 e 2016 - Apresentação cultural em Aparecida do Norte e São Roque
2017 Apresentação em São Paulo Capital e abertura do evento Aldeia (SESC)
2018 – Apresentação SESCs São Paulo e MICBR São Paulo.
2019 – Participação no Encontro com Fatima Bernardes
2020 – Distribuímos mais de 1.000 cestas básicas, produtos de higiene, leite e bolachas para artista e outros seguimentos.
Construção do Centro do Cultural Estrela Guia e Ponto de Cultura.
Várias apresentações em abertura de seminários e eventos no Center Convention Uberlândia.
Sabemos que nossa caminhada será longa e segura pelos nossos Padroeiros Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
O nosso maior interesse é desenvolver atividades desafiadoras e contar com pessoas em quem confiamos para nos ajudar em todos nossos desafios.
Queremos estar envolvidos em uma obra de cultura social que possa caracterizar um trabalho que faça de nós, uma referência dentro da comunidade, onde possam ter possibilidades de mostrar nossa arte e dignificar a cultura.
O Projeto Ponto de Cultura Estrela Guia tem como principio fundamental a promoção dos adolescentes e jovens adultos no mercado de trabalho, através da conscientização histórica, social e cultural dos afrodescendentes, não desvalorizando nossos gruos mais velhos , que através deles perpetuamos nossa tradição.
Rua do Dólar , 290 - predio - São Jorge - Uberlândia - MG - CEP: 38.410-168 - Região: Triângulo
(34) 9 9214-1063
femininal@hotmail.com
Site: https://instagram.com/mocambique_estrela_guia?utm_medium=copy_link