Inscrições abertas para o Prêmio do Cocar: Vicente Xakriabá, uma homenagem à trajetória de mestras e mestres das culturas populares de Minas Gerais

Folias da Cultura 11/04/2025 11:08 Folias da Cultura

Estão abertas até o dia 30 de abril de 2025 as inscrições para o Prêmio do Cocar: Vicente Xakriabá. A iniciativa irá premiar 18 mestres e mestras de culturas populares e tradicionais com o valor de R$21.000,00 cada, além da realização de uma obra audiovisual sobre suas trajetórias e saberes. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do formulário online, que consta no edital: https://www.vokuim.org.br/editais

Realizado pela Organização Social Vokuim por meio de recursos da Emenda Parlamentar nº 43220003, de autoria da Deputada Célia Xakriabá, vinculada à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o projeto homenageia o Pajé Vicente Xakriabá (1973–2024), importante liderança indígena que dedicou sua  vida a cuidar das pessoas, defender o território e compartilhar sua sabedoria ancestral. O prêmio busca reconhecer trajetórias de mestras e mestres que, assim como Vicente, exercem papeis de referência e liderança em suas comunidades, transmitindo saberes por meio da oralidade, da espiritualidade, das práticas culturais, da arte e do cuidado.

As inscrições podem ser feitas pelos próprios mestres e mestras ou por agentes culturais que reconhecem e acompanham essas lideranças em seus territórios. Com isso, o projeto também incentiva a mobilização em rede, a valorização de processos comunitários e o fortalecimento das culturas de base. Para auxiliar mestras e mestres que não têm acesso à internet ou que não estejam familiarizados com o formato do edital, agentes culturais podem preencher o formulário em nome da pessoa indicada, desde que com a devida autorização e documentação necessária.

A Vokuim, realizadora do projeto, é uma Organização da Sociedade Civil sediada em Rubim - extremo norte do Estado de Minas Gerais, na região do baixo Vale do Jequitinhonha -, que desde 2003 atua na valorização das culturas populares e tradicionais, com ênfase na educação popular, no fortalecimento da cidadania e na preservação do meio ambiente e da memória. Reconhecida como Ponto de Cultura desde 2009, a instituição mantém uma trajetória articulada com a Rede Mineira de Pontos de Cultura, fóruns, encontros sobre diversidade cultural e ações com foco no protagonismo das comunidades tradicionais. Seus projetos já contemplaram desde produções audiovisuais e documentários até eventos formativos e festivais no território do Vale do Jequitinhonha.

Imagem: Pajé Vicente Xakriabá por Edgar Kanaykõ Xakriabá

 

https://www.youtube.com/@Vokuim

Galeria de imagens