Casa de Cultura Contendas

Fundada formalmente no ano de 1999, a Associação Comunitária Trupe de Brasília de Minas, ao longo de seus 22 anos de existência vem desenvolvendo junto à comunidade de Brasília de Minas e região; ações pautadas no labor sócio Cultural.

Desta forma, tem propiciado junto ao município de Brasília de Minas em toda sua extensão territorial e em outros municípios adjacentes, vários projetos desta natureza, oferecendo de forma sempre gratuita um rol de atrações e atividades formativas dentre estas; Cursos, oficinas, espetáculos cênicos, shows musicais, organização de eventos como, espetaculares, feiras, seminários, congressos e outros.

Inaugurada em agosto de 2013 sua sede social denominada: “Casa de Cultura Contendas”, certificada desde então, como Ponto de Cultura pelo então Ministério da Cultura segundo critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), Inscrita como agente: 779. Não obstante, a partir desta tão auspiciosa conquista, a organização tem ampliado a contribuição em seus inúmeros projetos sócio culturais destacando-se assim, como grande instrumento de fruição, apreciação e contextualização histórico cultural, isso graças a grandes parcerias inclusive pelas administrações municipais compreendidas entre os anos de 2013 a 2020. 

A partir de janeiro de 2021, começou a atuar de forma independente, haja vista, o fato de perder auxilio do município na manutenção de suas atividades. Mas graças a persistência e resistência de seus dirigentes que a mesma continua de forma perene com as suas celeridades, continuando-se assim, de forma remota, os cursos e demais atividades promovidas ao longo de seus 22 anos de existência em nosso município e toda região norte mineira.

Release

Fundada em abril de 2013; O Ponto de Cultura; Casa de Cultura Contendas de Brasília de Minas, desponta como um dos mais importantes instrumentos de manutenção e difusão da cultura regional em todo norte de Minas.  Idealizado por integrantes da Associação Comunitária Trupe, o projeto tornou-se um exemplo de viabilização da viabilidade da democratização e equidade de políticas públicas culturais, a partir da adesão e apoio total do poder público local na manutenção de presente iniciativa.

Cinco anos depois de sua fundação, a Casa de Cultura, coleciona dados interessantes e curiosos, pois possui na atualidade 1.238 alunos matriculados em 12 cursos isso, em um município de pouco mais de 30 mil habitantes, considerando que tais cursos são totalmente gratuitos, distribuídos em conteúdos artístico-culturais como línguas estrangeiras (Espanhol, Inglês e Francês), fotografia, violão, teatro, canto, instrumentos de sobro, desenho e etc.

Um fato que marcou bastante o desenvolvimento do projeto no qual o município de Brasília de minas gostaria de compartilhar com os demais municípios da região, foi o programa de voluntariado estrangeiro implantado no município em meados de março de 2018 e que até o presente momento, já recebera 21 voluntários oriundos de oito países e quatro continentes. Voluntários estes, que ao se cadastrar no programa recebem apoio logístico no município e em contrapartida oferecem cursos gratuitos para comunidade local. Atualmente o projeto conta com a presença de seis voluntários e uma vasta fila de outros tantos que passaram pelo município até o final do ano. 

Lembrando que tal iniciativa tem expandido a tal ponto que muitos brasileiros de outros estados ao conhecerem a iniciativa estão oferecendo em participar não só no ensinamento, mas ainda, no aprendizado e entendimento do funcionamento desse sistema de gestão cultural.

Endereço de atuação

Rua Mariana de Almeida , 6 - Centro - Brasília de Minas - MG - CEP: 39.330-000 - Região: Norte

Contato

(38) 9 9121-4493

grupotrupe@grupotrupe.com

Site: https://www.grupotrupe.com/

Nossas redes sociais

Galeria de imagens

Galeria de vídeos