DOuroPreto Bordado Solidário

O coletivo,desenvolve desde 1976 um trabalho de resgate de saberes e técnicas artesanais e as aplica como agregadoras de valor e geradoras de renda e inclusão social e durante a sua existencia:

-Foi indicado como um dos integrantes a representar o Brasil no Intercambio detécnicas entre os Coletivos de Artesãos dos países integrantes do BRICS ,em Jaipur,India,a convite do EximBank daquele país.

-Foi certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MINC) do Governo Federal

-Foi Expositor convidado na Mostra “O Risco do Bordado” em comemoração ao Dia do Artesão na Assembléia Legislativa de Minas Gerais - 2011

-Foi Expositor convidado na Exposição “A Imaginação da Matéria de Minas” em comemoração ao Dia do Artesão – Centro Cultural Cemig – 2014

-Foi Vencedor Prêmio TOP 100 Sebrae de Artesanato - 4ª edição – 2016

-Ficou Entre os 6 finalistas do Premio Brasil Criativo (premiação oficial da Economia Criativa Brasileira) 2016 

-Ficou entre os 8 finalistas do Mercado de Industrias Culturais (MIC BR 2016) do Ministério da Cultura

Release

O Coletivo:
-Capacita ,gerencia e serve como interface entre as capacitadas e a entidades de suporte e fomento de acesso a mercados.
http://douropreto.com.br/wp/?tag=exposi%E7%E3o
-Pesquisa,resgata,documenta e utiliza as técnicas resgatadas de trabalhos manuais,em especial o bordado,para agregar valor a itens utilitários,decorativos,lúdicos e de decoração produzidos de forma solidária e sustentável pelo Coletivo.
A capacitação constante oferecida permite ao grupo sempre acolher novas parcerias e manter a capacidade de produzir 
em escala peças exclusivas,únicas,permitindo o resgate social através da geração de renda às detentoras do saber artesanal.
-Oferece itens autorais viáveis comercialmente em relação a itens de produção em escala não autoral, e está alinhado à tendência do mercado de privilegiar peças individualizadas,com história,ambientalmente corretas e com retorno social e cultural.
-Valoriza o saber artesanal como patrimônio imaterial e cultural,resgatando técnicas em risco de perda por absoluta 
dificuldade de aplicação individual como fator de geração de renda.
-Oferece peças únicas, autorais, mesmo sendo produzidas de forma solidária,usando cultura como fator de geração de inclusão e renda.
-O Coletivo ,desde 1976,capacita e inclui mulheres rurais de regiões de difícil acesso,habilitando-as 
a participar do Coletivo que produz peças únicas,autorais,bordadas e desenhadas a mão, tornando-as economicamente ativas .
-Torna viável o uso de saberes e ofícios artesanais do meio rural que não tem,em geral,reconhecida sua capacidade de agregar valor e gerar renda.
-Usa infraestrutura mínima,replicável e focada no trabalho em casa,o único a permitir a mulheres do meio rural produzir e ter acesso a mercados não sazonais para o seu ofício.
-Aplica tecnologia e gerenciamento de forma intensiva à herança cultural e à habilidade das mulheres rurais que em geral,por distancias e circunstancias,ficam restritas ao núcleo familiar e sem capacidade de gerar renda e inclusão social e economica a suas detentoras.
-Pesquisa e aplica formas de usar estes talentos para agregar valor ao desenvolvimento de itens capazes de criar e acessar 
mercados que os valorizem e os remunerem de forma não sazonal.
-O coletivo foi capacitado por uma ONG americana de fomento ao uso do e-commerce por grupos de artesãos através do mundo e 
teve um site hospedado gratuitamente,pela Oracle ,parceira da ONG no projeto,em uma época de custos de hospedagem proibitivos.
-O coletivo promove o resgate cultural de técnicas e saberes que correm risco de se perderem e de terem o seu potencial de geração de renda como agregadores de valor ignorados e ao resgate social de talentos que de outra forma seriam usados em atividades mal remuneradas ou mesmo não remuneradas, de subsistência, nas áreas rurais dos distritos do município.
-O Coletivo contribuiu com o reconhecimento pelo IPHAM do ofício de bordadeiras e rendeiras como Patrimonio Imaterial , participa de 
editais,certames,exposições a convite,ministra oficinas de divulgação e capacitação em eventos de grande porte.

Endereço de atuação

Sitio Shapada , 99999 - Rural - Glaura - Ouro Preto - MG - CEP: 35.408-000 - Região: Central

Contato

(31) 9 7126-8355

eduardo@douropreto.com.br

Site: http://www.douropreto.com.br

Nossas redes sociais

Galeria de imagens