Humbiumbi, arte, cultura e educação

“Humbiumbi é um pássaro da tradição angolana que anuncia o nascer do sol e as boas sementeiras, que voa alto, cada vez mais alto, provocando outros pássaros para voarem com ele e, juntos, terem uma visão mais ampla do universo.”

A Humbiumbi – Arte, Cultura e Educação é uma organização não-governamental sem
fins lucrativos que desde 1996 realiza suas ações nos campos da arte, cultura e educação.

Em 1986, a artista plástica e educadora Maria Lívia de Castro se mudou com toda a família para Angola. Logo no primeiro ano moran­do em Luanda, Maria Lívia foi convidada para desenvolver um trabalho de integração social e cultural com as comunidades brasileira e angolana pela Construtora Norberto Odebre­cht. Seu trabalho foi reconhecido através de diversos prêmios, possibilitando a idealização de um espaço cultural em Belo Horizonte. 

Após sete anos morando em Angola, com o início da Guerra Civil no país, a família retornou ao Brasil e concluiu a construção de um centro cultural em Belo Horizonte, com a finalidade de desenvolver atividades artísticas e culturais para crianças, adolescentes e jovens. 

Em 1996 nasceu a ONG Humbiumbi – Arte, Cultura e Educação e em 1998 foi inaugura­do o prédio do “Centro Cultural Maria Lívia de Castro”, no bairro Buritis. A Humbiumbi realiza projetos de formação de crianças e jovens na perspectiva do desenvolvimento humano; formação de educadores e escolas com a intenção de contribuir para a melhoria da educação e do acesso destes públicos aos bens culturais e produção de materiais educativos, artísticos e culturais. Ao longo de sua história, a Humbiumbi cons­truiu parcerias de sucesso com o Estado, empresas e instituições do terceiro setor, con­quistando diversos prêmios, entre eles o Prê­mio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em âmbito nacional.

Release

MISSÃO:
Promover a formação de adolescentes e jovens criativos, solidários e participativos, que valorizem a diversidade cultural e tenham uma percepção crítica do mundo, contribuindo para a construção de novas e melhores condições de vida para si e para suas comunidades.


ÁREAS DE ATUAÇÃO:

1. Formação de jovens por meio de projetos, cursos e oficinas,trabalhando os seguintes temas:

- Protagonismo juvenil: Participação ativa do jovem na transformação positiva da escola e da comunidade; formação de lideranças.
- Criatividade e inovação:  Vivência de processos criativos que estimulam a imaginação, a intuição e inspiram novas formas de pensar e de solucionar proble-mas educacionais, sociais, ambientais etc.
- A Evasão Escolar no Ensino Médio: Reflexão sobre as causas da evasão e a participação dos jovens nas soluções para a permanência na escola.
- A saúde do jovem:  Reflexão sobre a saúde como qualidade de vida e não ausência de doença. Saúde bucal, sexualidade, drogas, lazer e qualidade de vida, bullying e nutrição.
- Comunicação e educação: A comunicação como meio de educar. Produção e implantação de rádio na escola, produção de vídeo, produção de fanzines.
- As raízes africanas e a identidade do povo brasileiro: A influência das raízes africanas na for-mação do povo brasileiro. História, música, dança, crenças, costumes e artesanato.


2. Formação de educadores por meio de palestras, oficinas e cursos presenciais e a distância trabalhando os seguintes temas:


- Educação para o desenvolvimento humano: Crença no potencial do educando e o desenvolvimento das quatro competências: pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas;
- Educação para o desenvolvimento humano pela arte: Concepção do ensino de arte que parte da visão do desenvolvimento da sensibilidade, percepção e criatividade, da educação para valores e da perspectiva multiculturalista;
- Criatividade e inovação na educação Desenvolvimento de competências criativas, críticas e imaginativas que estimulem a imaginação e a motivação na solução de problemas do cotidiano escolar;
- Pedagogia de projetos: Uma parceria entre educadores e educandos na realização de ações transformadoras na escola. 


3. Produção de materiais educativos em parceria com escolas, Secretarias de Educação, ONG’s e empresas nas seguintes áreas:


- EDUCAÇÃO:
Vídeo Brasil “Treta” ou Tetracampeão, realizado em parceria com a Fundação
Odebrecht, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Humbiumbi, propõe uma analogia entre a educação e o futebol, convocando alunos, professores, pais e funcionários da escola para adotarem uma atitude protagonista em prol da melhoria do ensino. Os jovens da Humbiumbi foram os 2º colocados no prêmio “O adolescente por uma escola melhor” com o roteiro do vídeo.
- Jogo Jovens em Ação: Realizado pela Humbiumbi, trata da formação de jovens para a atuação protagonista no ambiente escolar. É uma ferramenta de apoio para que os participantes elaborem, realizem e avaliem um plano de ação, na busca por promover mudanças positivas na escola. O Projeto Jovens em ação recebeu os prêmios “Escola Viva” do Ministério da Cultura - Banco do Brasil e foi semi-finalista do prêmio “Itaú-Unicef”.
- Vídeo Debate: A Evasão Escolar no Ensino Médio Realizado em parceria com o Instituto Unibanco, fez parte do projeto Jovem de Futuro em Minas Gerais. O Vídeo propõe um debate sobre as causas da evasão e as possíveis soluções para reduzir a evasão escolar no ensino médio.


- SAÚDE:
- Livro Afetividade e sexualidade na adolescência
A Humbiumbi prestou consultoria pedagógica para a realização da publicação do livro, que foi adotado pela Secretaria de Estadoda Educação de MG na implantação do programa Afetividade e Sexualidade na Adolescência nas escolas. O livro foi concebido em parceria com a Fundação Odebrecht e a Secretaria de Estado da Educação de MG.
- Vídeo Segredos de Adolescente: 
Realizado em parceria com a Fundação Odebrecht e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, provoca uma reflexão sobre a afetividade e sexualidade na adolescência.
- Vídeo Amor em 2 tempos: 
A Humbiumbi realizou a coordenação pe-dagógica, em parceria com a Secretaria do Estado de Educação da Bahia e a Fundação Odebrecht. O vídeo é uma reflexão sobrea sexualidade na adolescência e o uso de camisinha na prevenção da gravidez e DST’s.
- Jogo Saúde em Ação: 
Realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Rede Dental, é uma ferramenta divertida e eficiente de informação/formação sobre saúde bucal, contribuindo para que os participantes adotem atitudes saudáveis em relação aos cuidados com a boca e com o corpo;


- COMUNICAÇÃO: 
Cartilha e Vídeo-debate Rádio Jovem NO AR!
Elaborada pela Humbiumbi, orienta os alunos e professores na criação de uma rádio na escola. A cartilha Rádio Jovem NO AR! foi adotada em diversas escolas públicas de Belo Horizonte. O vídeo, que inclui falas de especialistas, jovens e pessoas diversas sobre “comunicação” e “participação juvenil” dispara o debate por alunos, professores, famílias e funcionários de escolas.

4. CONSULTORIA
A Humbiumbi presta consultoria a escolas, ONGs, institutos, empresas e governos, nos campos da arte, cultura, educação, comunicação e saúde. O trabalho de consultoria inclui a elaboração, planejamento, monitoramento, e avaliação de ações e projetos, além da produção e sistematização de conhecimentos.


5. PRÊMIOS:
A Humbiumbi, por meio da realização de ações e projetos junto aos seus parceiros, foi reconhecida com os seguintes prêmios:
- Cultura Viva: 3º Lugar Nacional e Prêmio Escola Viva: 2 premiações concedidas pelo Ministério da Cultura ao Projeto “Humbiumbi - Raízes Africanas”
- Escola Viva: Premiação concedida pelo Ministério da Cultura ao projeto “Jovens em Ação”
Ludicidade e Pontos de Leitura Edição Machado de Assis: 2 premiações concedidas pelo Ministério da Cultura ao projeto “Biblioteca Brincante”
- Itaú-Unicef: Semifinalista regional nas edições 2005 e 2007: premiação concedida pela Fundação Itaú Social e pelo UNICEF ao projeto “O Ato, a Rua, a Lua”
- Adolescente por uma Escola Melhor! (2º Lugar Nacional): premiação concedida pela Fundação Odebrecht e pelo UNICEF aos jovens da Humbiumbi que participaram da criação e da elaboração do vídeo “Brasil ´Treta` ou Tetracampeão”.


- COORDENADORES:
- Maria Lívia de Castro Andrade: Artista Plástica, Arte/educadora, Especialista em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas pela UEMG. Diretora do Centro Cultural Maria Lívia de Castro.
- Paulo Emílio de Castro Andrade: Jornalista, Autor de livros e materiais educativos, Doutorando em Educação pela USP, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.
- Regina Augusta de Castro Andrade: Dentista, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais – 2008
- Maria Sílvia de Castro Andrade: Psicóloga pela PUC Minas, Gestora de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Produtora Cultural.

Endereço de atuação

Avenida Álvares Cabral , 917 - 403 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - CEP: 30.170-001 - Região: Central

Contato

(31) 9 8781-0008

marialivia20@hotmail.com

Site: http://www.humbiumbi.org.br/

Nossas redes sociais

Galeria de imagens

Galeria de vídeos

https://fb.watch/6wey-jnKZm/